Hepatite
Hepatite significa inflamação do fígado, podendo cometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias.
Existem vários tipos diferentes de hepatite, são eles: os tipos A, B, C, D e E. A hepatite doença de fígado é causada pelo citomegalovírus e elas afetam o fígado de formas diferentes, umas mais e outras menos graves. As hepatites A, B e C são causadas por vírus, mas existem outras causas para o desenvolvimento da doença como o uso de medicamentos por um tempo prolongado, doenças metabólicas e transfusão sanguínea.
Hepatite A
A hepatite A pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, por isso é importante a higiene na hora de comer e na preparação dos alimentos. Geralmente o vírus da hepatite A fica inativo no organismo durante anos até que apareçam os sintomas da doença. Seu tratamento é feito com medicamentos por longos meses.
Hepatite B
A hepatite B é transmitida através do contato com sangue ou secreções contaminadas, por isso a vacinação é importante e pode ser feita na vida adulta caso o indivíduo não tenha sido vacinado na infância. Ela pode ser assintomática, mas mesmo assim precisa de tratamento para evitar a deteriorização do fígado.
Hepatite C
A hepatite C é uma infecção do fígado que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento e o tratamento é feito corretamente. O tempo de tratamento para a hepatite pode ultrapassar 6 meses. Este tipo de hepatite também se pega através do contato com sangue ou secreções de um indivíduo contaminado.
Hepatite D
A hepatite D também chamada de hepatite Delta quando ocorre, ocorre juntamente com o vírus da hepatite B e não evolui de forma lenta e pode gerar a hepatite fulminante. A vacinação contra a hepatite B também imuniza o indivíduo contra o vírus da Hepatite D pois este depende do outro para se replicar.
Hepatite E
A hepatite E é transmitida através da ingestão de coli fórmios fecais através da água ou alimentos contaminados. Esta doença geralmente ocorre em surtos devido a má higiene ou falta de saneamento básico. Não existe vacina para a hepatite E e o tratamento é feito com a toma de medicamentos por longa data.
Indivíduos imunodeprimidos, como os portadores do vírus HIV são ainda mais propensos a desenvolver algum tipo de hepatite. Assim como os portadores de Epstein-Barr, citomegalovírus e herpes zoster. Uma vez que o indivíduo já tenha tido um tipo de hepatite, nada impede que ele seja contaminado com os outros subtipos. A contaminação dá-se com o contato com sangue e secreções de indivíduos contaminados.
Alguns indivíduos podem sofrer com uma hepatite crônica que pode levar à cirrose, uma destruição das células do fígado e necessitar de um transplante de fígado. Outros evoluem para o surgimento do câncer no fígado e terão que fazer tratamento com radioterapia e quimioterapia. Mas a toma de outros medicamentos durante a hepatite pode ser prejudicial à saúde e devem ser utilizados mediante critério médico.
Nas próximas edições estaremos citando detalhadamente todos os tipos de hepatite, causas e prevenções.
Um grande abraço. Equipe Belly Nails!
0 comentários:
Postar um comentário